Durante esse momento desafiador em que estamos vivendo, surgem muitas dúvidas sobre como agir diante de um cenário incerto. Por isso, as professoras da Fundação Dom Cabral, Áurea Ribeiro e Luciana Faluba, realizaram uma pesquisa qualitativa e 7 entrevistas com especialistas com o tema: o que se espera das marcas e das relações com clientes nesses tempos de incerteza?
Essa pesquisa tem a finalidade de fazer com que empresários e consumidores possam entender quais as principais mudanças diante do cenário atual.
Quando perguntado sobre quais mudanças são esperadas por parte dos consumidores, os especialistas enfatizaram uma maior valorização da indústria e do mercado nacional, mais solidariedade, maior atenção aos valores da marca, mais sensibilidade às condições sanitárias humanas, animal e vegetal, e uma maior conscientização a respeito dos processos da marca, como: valorização mais alinhada aos processos sustentáveis, tais como de baixo carbono, ausência de trabalho análogo a escravo, respeito ao meio ambiente etc.
Uma questão muito abordada durante essa pandemia são as buscas por transformar problemas em soluções nesse tempo desafiador. A partir disso, a entrevistadora questionou quais são as oportunidades que estão surgindo com a crise e o que as empresas devem observar. As respostas foram diversas, mas todas incluíram a flexibilização do on-line.
Os especialistas afirmaram que são necessárias inovações que solucionem os problemas e caibam no bolso, menor resistência a soluções digitais e que essas soluções sejam flexíveis e entreguem valor ao cliente.
Em relação ao retorno pós-pandemia, os especialistas acreditam que o planejamento — identificação dos possíveis gargalos na cadeia de suprimento e definição de ações preventivas, colaboração e compartilhamento de informações na cadeia — serão fundamentais para um cenário mais assertivo e próspero.
Além dessas questões, também é necessário que haja bastante atenção nas mudanças sociais que vêm acontecendo. Os especialistas citaram alguns itens que devem estar sempre como “pontos de atenção” dentro do negócio, e são eles: o papel do propósito e da coerência — a prática que dirá o que as empresas são, estabelecer relações de confiança com o cliente e antecipar suas necessidades, confiança na cadeia, foco no hoje e no amanhã, saúde em primeiro lugar e comunicação com os consumidores.
Para consultar a pesquisa completa, clique aqui.