Sisen

Como tornar uma família unida em uma excelente equipe?

Segundo dados apresentados pelo IBGE, 90% das empresas brasileiras possuem perfil familiar, por isso é fundamental entender como essas empresas podem se desenvolver de uma forma organizada, eficiente e que não afete negativamente as relações familiares.

A fim de reduzir o número de conflitos internos, aumentar as chances de uma ótima família e se tornar uma empresa excelente e competitiva, acreditamos que o negócio deve estar atento a 2 pilares que podem ser essenciais para o desenvolvimento da empresa a curto e longo prazo.

Pilar emocional

Quando falamos em família, logo pensamos nas relações afetivas que são levadas para dentro do escritório. E, na maioria das vezes, isso é um problema. Empresas, sejam elas pequenas ou grandes, tomam decisões difíceis constantemente, as mesmas que sempre devem ser tomadas de acordo com o melhor cenário para o negócio. Dessa forma, conflitos serão evitados. É necessário entender que neste momento não existe irmão, mãe, tio preferido ou laço familiar que determine o que deve ser escolhido, os resultados da empresa devem ser o foco.

Os líderes devem ser firmes e mostrar que a emoção e o carinho familiar ficará de fora das tomadas de decisão. As divergências de opiniões sempre irão surgir, por isso é necessário ser racional e separar ao máximo as questões familiares e empresariais para que nenhuma delas seja afetada.

Pilar da governança

É possível trabalhar em família, amar sua equipe, que são os seus familiares, e mesmo assim estabelecer limites e profissionalismo nas relações. O Pilar da Governança traz para dentro do negócio uma gestão mais transparente e competente que possibilita uma nova visão às empresas.

Investir na governança do negócio é profissionalizar os processos, possibilitando um crescimento mais sustentável e preservando as relações familiares. A confiança vem junto dessa implementação, afinal, os papéis de cada membro ficam muito bem definidos e, com a transparência do negócio, as pessoas se sentem mais seguras.

Lembrem-se que, apesar de ser um ambiente cercado de pessoas do seu cotidiano familiar, é uma empresa, logo possui funcionários que não fazem parte da família, então é sempre importante reafirmar a cultura, a missão, a visão e os valores do negócio. Sejam exemplos dentro da empresa e firmem-se nesses pilares para alçarem voos ainda mais altos. E, nos almoços de domingo, prefiram falar sobre a vida, conquistas, hobbies e jogar conversa fora, não deixando o clima empresarial e as tensões dos negócios irem para casa. De segunda a sexta, nas reuniões, já há bastante tempo para serem uma equipe, fora de lá, sejam apenas a família unida.

Ficou com alguma dúvida em relação ao assunto? Nós possuímos o PDA, um programa voltado para apoio e gestão da empresa familiar. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *