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O que se espera das marcas e nas relações com clientes nesses tempos de incerteza?

Durante esse momento desafiador em que estamos vivendo, surgem muitas dúvidas sobre como agir diante de um cenário incerto. Por isso, as professoras da Fundação Dom Cabral, Áurea Ribeiro e Luciana Faluba, realizaram uma pesquisa qualitativa e 7 entrevistas com especialistas com o tema: o que se espera das marcas e das relações com clientes nesses tempos de incerteza?

Essa pesquisa tem a finalidade de fazer com que empresários e consumidores possam entender quais as principais mudanças diante do cenário atual. 

Quando perguntado sobre quais mudanças são esperadas por parte dos consumidores, os especialistas enfatizaram uma maior valorização da indústria e do mercado nacional, mais solidariedade, maior atenção aos valores da marca, mais sensibilidade às condições sanitárias humanas, animal e vegetal, e uma maior conscientização a respeito dos processos da marca, como: valorização mais alinhada aos processos sustentáveis, tais como de baixo carbono, ausência de trabalho análogo a escravo, respeito ao meio ambiente etc.

Uma questão muito abordada durante essa pandemia são as buscas por transformar problemas em soluções nesse tempo desafiador. A partir disso, a entrevistadora questionou quais são as oportunidades que estão surgindo com a crise e o que as empresas devem observar. As respostas foram diversas, mas todas incluíram a flexibilização do on-line. 

Os especialistas afirmaram que são necessárias inovações que solucionem os problemas e caibam no bolso, menor resistência a soluções digitais e que essas soluções sejam flexíveis e entreguem valor ao cliente.

Em relação ao retorno pós-pandemia, os especialistas acreditam que o planejamento — identificação dos possíveis gargalos na cadeia de suprimento e definição de ações preventivas, colaboração e compartilhamento de informações na cadeia — serão fundamentais para um cenário mais assertivo e próspero.

Além dessas questões, também é necessário que haja bastante atenção nas mudanças sociais que vêm acontecendo. Os especialistas citaram alguns itens que devem estar sempre como “pontos de atenção” dentro do negócio, e são eles: o papel do propósito e da coerência — a prática que dirá o que as empresas são, estabelecer relações de confiança com o cliente e antecipar suas necessidades, confiança na cadeia, foco no hoje e no amanhã, saúde em primeiro lugar e comunicação com os consumidores. 

Para consultar a pesquisa completa, clique aqui.

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